terça-feira, 12 de junho de 2012

Rio + 20

Por dentro da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável   


 

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, prevista para junho de 2012, no Rio de Janeiro, acontece em um momento importante e delicado. Enquanto a necessidade de urgência para solucionar problemas ambientais, econômicos e sociais cresce e coloca todos diante de situações-limite, a eficiência do sistema multilateral e das resoluções da ONU é cada vez mais questionada. Simultaneamente, no atual contexto de crise política e econômica internacional, também não se observa grande propensão dos governos nacionais a assumir os compromissos necessários e implementar os já assumidos.
Ainda assim, a Rio+20 traz grandes oportunidades. Além de ser apresentada pela ONU como uma conferência do mais alto nível, com importância reforçada pelo governo brasileiro e de diversos outros países, os temas centrais a serem debatidos na conferência agregam questões diversas e estruturais, tornando-a uma oportuna ocasião para a convergência de debates relacionados ao Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20 abre ainda a possibilidade de se gerar decisões e encaminhamentos urgentes e estruturantes para o avanço rumo a um modelo de desenvolvimento verdadeiramente sustentável.
Dois temas centrais foram selecionados para discussão na Rio+20, e serão abordados nesta publicação:
  • a transição para uma Economia Verde no contexto da preservação do meio ambiente e biodiversidade e com a perspectiva de erradicação da pobreza e de desigualdades;
  • o quadro institucional (instrumentos de governança) para o Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20 é um evento que vai além da conferência em si. Está desencadeando junto à sociedade civil de todo o mundo uma série de processos conscientizadores e mobilizadores.
Soma-se a esse esforço o papel da mídia para alimentar o debate, qualificar, aprofundar as informações e dar visibilidade às discussões que estão em curso para os mais diversos públicos e a sociedade como um todo. A mídia é ator decisivo nesse processo. Por essa razão, esperamos que esta publicação, mesmo não esgotando todos os assuntos que estarão em debate, seja útil aos profissionais que estarão trabalhando na cobertura do evento, contribuindo para informar do melhor jeito e com a profundidade necessária o público brasileiro
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário